Nymphaea pulchella DC

A família Nymphaeaceae, possui distribuição quase cosmopolita, no Brasil estão registradas dois gêneros Nymphaea e Victoria (Lima, 2018).

A espécie Nymphaea pulchella apresenta folhas flutuantes sem o anel de tricomas no ápice do pecíolo, margem foliar sinuosa a dentada, face abaxial com máculas púrpuras. Flores solitárias e diurnas (Moreira & Bove, 2017).

Corte transversal da Folha de Nymphaeae pulchella; a - Parênquima clorofiliano do tipo paliçádico apenas associado a superfície adaxial da folha; b - aerênquima ocupando o mesófilo foliar; c - astroesclereídeo associado ao aerênquima; d - Colênquima associado a nervura abaxial.

Corte transversal de Caule Escapo de Nymphaeae pulchella: a - Presença de  colênquima abaixo da epiderme; b - Parênquima de preenchimento; c - Cavidades para armazenamento de ar na parte central do caule.

Corte Transversal de Raiz de Nymphaeae pulchella; a-Aerênquima do tipo de favo de mel; b- Diafragma preenchendo uma cavidade de ar; c- Astroesclereídeo auxiliando na estruturação do aerênquima.

Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora